Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Natal, Paulinho Freire, recebeu representantes da organização da ExpoEduc para discutir a criação do projeto “Natal Capital da Educação”. A proposta pretende transformar a capital potiguar em referência nacional em turismo educacional, com uma semana de atividades pedagógicas espalhadas por toda a cidade, antecedendo a realização da ExpoEduc — evento que já é considerado o segundo maior do Brasil na área da educação.
Durante a reunião, o diretor comercial da ExpoEduc, Bruno Félix, apresentou os detalhes da iniciativa. Segundo ele, o projeto já nasce com grande relevância e apoio da Prefeitura. “A intenção é ampliar o projeto no próximo ano, com pelo menos oito meses de preparação. As secretarias municipais de Educação e Turismo estarão integradas na construção de uma programação conjunta, com palestras, oficinas e eventos que vão culminar na ExpoEduc. A proposta é atrair visitantes de todo o Brasil e fazer de Natal um polo de excelência em educação”, explicou.
A ideia é que, simbolicamente, Natal receba o título de Capital da Educação durante esse período. A proposta prevê uma imersão educacional que visa não apenas fortalecer o ensino na cidade, mas também valorizar a educação como eixo estratégico de desenvolvimento.
O prefeito Paulinho Freire destacou o potencial do projeto para impulsionar o turismo e reforçar a identidade de Natal. “Esse tipo de evento é importante porque tira o município da sazonalidade e movimenta a cidade. Eu acredito que o turismo só se torna realmente forte, contínuo e sustentável quando é impulsionado por eventos de todos os tipos, seja o São João, seja o Natal Capital da Educação. São iniciativas como essas que fortalecem nossa identidade e atraem visitantes o ano inteiro”, afirmou.
Crislan Viana, CEO da ExpoEduc, também participou da reunião e reforçou o destaque nacional que o evento tem conquistado. “Nos tornamos o segundo maior evento educacional do país, o que mostra que o que fazemos aqui não é por acaso. Esse é um trabalho reconhecido nacionalmente. E o mais importante: isso acontece exclusivamente em Natal, todos os anos. É um evento que já faz parte da identidade da cidade”, declarou.
A reunião contou ainda com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra; do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes; da secretária de Comunicação Social, Cristina Vidal; e do diretor de Marketing da ExpoEduc, Augusto Benfica. O encontro reforçou o alinhamento entre as áreas estratégicas da gestão municipal e a organização do evento para garantir a consolidação e o sucesso do projeto.