Em um comunicado publicado nas redes sociais, a prefeitura de Macau anunciou o cancelamento da programação do carnaval prevista para 2022. Em nota, o prefeito José Antônio Menezes (DEM) destaca a circulação da variante Ômicron e ainda o surto de gripe H3N2 no estado.
O texto publicado pelo município reforçou que o momento atual “ainda exige medidas para evitar a contaminação e a propagação do Coronavírus“, principalmente evitando aglomerações.
Macau tem um dos carnavais mais populares do Estado e, pela segunda vez consecutiva, o município cancela as festividades de rua em função da pandemia da Covid-19.
A prefeitura de Natal também comunicou o cancelamento do carnaval de rua na capital potiguar em 2022. De acordo com o município, a decisão aconteceu “em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe Influenza“.
As prefeituras de Assu, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Parnamirim, Tibau e Tibau do Sul já haviam anunciado o cancelamento dos festejos carnavalescos. Apodi, tem um dos carnavais mais tradicionais do RN, reunindo em média 40 mil pessoas na cidade.Outras festas tradicionais, como o Bloco do Magão, em Caicó, também anunciaram o cancelamento neste ano.
Decreto para oficializar o cancelamento
O município de Macau deve publicar um decreto na próxima terça-feira, (18), oficializando a decisão e informando à população as normas que entrarão em vigor durante o período de Carnaval.
Portal N10