Com o intuito de controlar a população felina nos grandes bolsões do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) firma parceria com o Projeto de Extensão da UFRN, “Animais e Comunidade” e a UnP realizando desde novembro deste ano, o Mutirão de Castração Felina, destinado a animais de aglomeração populacional.
O próximo mutirão acontece neste sábado (17), no Centro Médico Veterinário UnP, da Avenida Salgado Filho. O Projeto é coordenado pelo Professor Danilo José Ayres da UFRN, tendo o apoio logístico da UVZ da SMS.
O objetivo é realizar a castração de felinos do município que estejam em situação de grande aglomerado populacional, como no campus da UFRN e em abrigos com mais de 50 indivíduos.
A expectativa é castrar em torno de 200 animais nessa etapa com previsão para o próximo ano, expandir o projeto e realizar as ações semanalmente nas dependências da UVZ, na região do Distrito Sanitário Norte II.
“É importante ressaltar que o projeto não tem a modalidade “porta aberta”, ou seja, não recebe animais do público em geral. A população felina que é submetida às castrações é previamente selecionada levando em consideração fatores epidemiológicos e de importância em saúde pública”, lembra o diretor da UVZ, Jan Pierre.
Além das castrações, os animais são devidamente vacinados contra a raiva. O Projeto também desenvolve ações de educação em saúde única, disseminando informações quanto à saúde animal e humana, manejo ambiental adequado em ambientes com grande população de felinos, imunização periódica e cuidados em geral.
Cadê a expansão do projeto??? Os animais precisam, é saúde pública também!!