A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensificou as ações de limpeza preventiva na rede de drenagem da cidade, resultando na retirada de aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos desde o início do ano. O trabalho abrangeu mais de 60 quilômetros de redes e ramais de galerias de águas pluviais, além da limpeza de 702 bocas de lobo e 131 poços de visita, fortalecendo o sistema de escoamento das águas das chuvas.
O prefeito Paulinho Freire destacou a importância dos investimentos em prevenção para proteger a cidade durante o período chuvoso. Ele afirmou que, com esse esforço, foi possível manter o controle sobre a maioria das lagoas de captação, mesmo em dias de grande volume de precipitação.
As equipes da Prefeitura têm atuado nos locais mais críticos das zonas Norte, Leste e Oeste da cidade, com intervenções em bairros como Pajuçara, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha, Potengi, Igapó, Felipe Camarão, Rocas e Passo da Pátria. Os serviços de limpeza seguem em ritmo acelerado, com caminhões de sucção e hidrojato percorrendo os bairros como parte de uma força-tarefa que visa garantir segurança e infraestrutura adequada à população de Natal.
Além disso, a Seinfra utiliza robôs com monitores que conseguem entrar na rede de drenagem e mostrar, por sistema de vídeo, se há objetos atrapalhando o fluxo em tubos que integram a rede. O processo também indica se é necessário realizar algum reparo e aponta até mesmo se há ligações clandestinas.
A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, ressaltou que a resposta da população tem sido positiva diante dos resultados visíveis nos bairros. Ela citou como exemplo a intervenção no Pajuçara, onde, após a limpeza das galerias, os moradores já relataram redução nos alagamentos.
As ações também incluem a limpeza das lagoas de captação. Natal possui 82 lagoas espalhadas por todas as regiões, fundamentais para o controle das águas pluviais. Sete delas já passaram por serviços completos de limpeza: São Conrado, Acaraú, Aliança, Planalto 1, Jardim Primavera, Redinha e Panatis. Atualmente, os trabalhos estão em andamento na lagoa do Soledade e, nos próximos dias, a equipe dará início à limpeza da lagoa de Cidade Nova.
A definição das lagoas que passam por limpeza segue um planejamento técnico, com prioridade para aquelas em condições mais críticas. Segundo Shirley Cavalcanti, à medida que os resíduos acumulados são removidos, a infiltração da água melhora significativamente, reduzindo os riscos de transbordamento.