Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, promove um debate sobre saúde mental e sofrimento psíquico sob uma perspectiva voltada para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a saúde de forma integral. A ação faz parte das atividades do Janeiro Branco, campanha com o intuito de reforçar e alertar para os cuidados, proteção e gestão da saúde mental e emocional.
O evento acontece das 8h às 12h, no auditório da Unidade Básica de Saúde Candelária, localizada na Rua Barão de Açu, s/n, no bairro Candelária. A ação tem como público-alvo servidores da rede de atenção à saúde do município, além de usuários dos serviços de saúde municipal e seus familiares.
Durante o dia, serão discutidas questões sobre a prevenção e promoção à saúde mental dos munícipes de Natal, além de promover o fortalecimento das esferas da Rede de Atenção à Saúde, e em como a população pode ter acesso à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal.
Programação
- 8h às 8h30: Abertura com música e lanche coletivo.
- 8h30 às 8h50: “Reconhecendo a RAPS de Natal, avanços nos últimos 04 anos de gestão. Onde estamos? Como a população poderá acessar?” / Palestrante: Luís Fernando Pires dos Santos.
- 8h50 às 9h10: “Acolher o sofrimento psíquico para prevenir o adoecimento mental” / Palestrante: Emanuelle Camelo.
- 9h10 às 9h30: “Combate à Patologização e Medicalização da Vida” / Palestrante: Dulciana Costa.
- 9h40 às 10h: “Relato de experiência de apoio técnico e aporte do profissional psicólogo na APS como interlocutor da RAS e da RAPS” / Palestrante: Camomila Ferreira.
- 10h às 10h20: “Experiências exitosas no manejo e cuidado da equipe do CAPS Transtornos Leste 24H” / Palestrante: Thecia Ribeiro.
- 10h20 às 11h: Encerramento com apresentação do coral do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS Esperança).
- 11h às 12h: Abertura para falas, perguntas e relatos dos espectadores.