O Mapeamento dos Negócios de Turismo da Cidade de Natal foi apresentado nesta quarta-feira (14). O levantamento que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/RN fez o mapeamento de 2.184 negócios (empreendimentos) formais do turismo da capital potiguar em seis segmentos como: meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de turismo, lojas de artesanato, equipamentos de entretenimento e lazer e bugueiros. O prefeito Álvaro Dias foi representado na solenidade pela secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes. O superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, também participou da apresentação. Confira o resultado completo do mapeamento clicando aqui.
“A gestão do prefeito Álvaro Dias demonstra mais uma vez seu compromisso com o turismo. Esse levantamento foi feito pela primeira vez nos 54 anos de existência da Setur. Essa é uma iniciativa de grande relevância que vai nos ajudar a planejar melhor nossas ações, pensando na potencialização de toda cadeia produtiva ligada ao turismo”, destacou a secretária Ohana Fernandes.
Ao planejar a pesquisa, a gestão municipal buscou obter um diagnóstico mais amplo sobre os desafios do turismo local, conhecer os pontos fortes para potencializá-los, bem como identificar as fragilidades e pontos negativos para ajustá-los. Para alcançar essa meta, o levantamento teve como objetivo: Identificar o número de negócios de turismo formais; Geração de empregos; Faturamento; Número de leitos da hotelaria; Dificuldades na gestão da atividade; Transformação digital; Inovação e tecnologia; Práticas de sustentabilidade.
A titular da Setur destacou ainda os investimentos que a gestão tem executado para incrementar ainda mais o turismo local, focando sempre na geração de emprego, renda e oportunidades: “A Prefeitura está executando o enrocamento e a engorda da praia de Ponta Negra, o Complexo da Redinha, e em breve vai começar os serviços de urbanização da orla da Praia do Meio. O progresso e o desenvolvimento de Natal passa diretamente pelo fortalecimento do turismo. O prefeito Álvaro Dias sabe disso e não tem medido esforços para isso”, finalizou.
Pesquisa
O levantamento foi executado entre os dias 15 de agosto e 22 de novembro de 2022. Dentre os equipamentos mapeados estiveram: 37 agências de turismo; 287 lojas de artesanato; 181 bugueiros; 1362 equipamentos gastronômicos; 229 empreendimentos de hospedagem (hotéis, resorts, pousadas, hostels, motéis, SPA, apart-hotéis, flats e condomínios hotéis), e 88 de lazer e empreendimento.
A pesquisa apontou que Natal possui 19.262 leitos de hospedagem com esse segmento empregando mais de 4.400 pessoas de forma direta. Outro ponto levantado pelo estudo foi relacionado à origem dos turistas que visitam Natal. O estado de São Paulo é o principal emissor de turistas para a capital potiguar, seguido de Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Minas Gerais. Dentre os visitantes estrangeiros, a maior parcela de turistas é oriunda da Argentina, logo depois vêm a Espanha, Itália, Portugal, Uruguai e Estados Unidos.
O segmento de alimentação fora do lar também mereceu uma atenção especial no mapeamento. De acordo com a pesquisa, essa atividade é a que mais gera emprego dentro da cadeia produtiva do turismo em Natal com 10.563 colaboradores empregados nos estabelecimentos visitados pelos pesquisadores.