As prefeituras de todo o Brasil ganharam mais tempo para participar da edição 2025 do Prêmio Band Cidades Excelentes. O prazo para envio de projetos foi prorrogado e agora vai até o dia 31 de agosto. A iniciativa reconhece e valoriza gestões públicas municipais que promovem melhorias efetivas na qualidade de vida da população.
Embora todos os 5.568 municípios brasileiros estejam automaticamente inscritos, as prefeituras podem — e devem — submeter projetos que evidenciem avanços em áreas como governança, eficiência fiscal, educação, saúde, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. Os projetos enviados são analisados e, se selecionados, podem contribuir diretamente para a melhoria da nota do município na avaliação geral.
O prêmio é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, e se consolidou nos últimos anos como uma das maiores vitrines para práticas de gestão pública inovadora no país.
As inscrições de projetos devem ser feitas exclusivamente pelas prefeituras no site oficial da premiação:
🔗 premiocidadesexcelentes.band.com.br
Sobre o prêmio
O Prêmio Band Cidades Excelentes adota uma metodologia técnica baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que avalia os municípios de forma comparativa e categorizada, de acordo com o porte populacional. A avaliação leva em conta diversos pilares fundamentais para o bom funcionamento da administração pública.
A etapa final acontece em Brasília, onde os municípios com as maiores pontuações em cada categoria são premiados em uma cerimônia nacional transmitida pela Band.
Foco na transformação local
A ampliação do prazo representa uma nova oportunidade para que as prefeituras organizem e enviem suas boas práticas. Incentivar a inscrição dos projetos é essencial para que experiências bem-sucedidas ganhem visibilidade nacional e sirvam de exemplo a outras cidades brasileiras.
A participação ativa dos gestores municipais pode ser decisiva para promover mais transparência, inovação e eficiência na administração pública, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida nos municípios.