O presidente do Conselho de Saúde do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé dos Santos, faleceu neste domingo (17), quatro dias após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, em Natal.
O episódio ocorreu na última quarta-feira (13), durante reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização, transmitida ao vivo pela TV Assembleia. Enquanto discursava, Canindé apresentou sinais clássicos de AVC, como dificuldade para falar, boca torta, dormência em um dos lados do corpo, tontura e perda de equilíbrio.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, que também é médico infectologista, prestou os primeiros socorros ao lado de profissionais da Sesap. O presidente do Conselho recebeu atendimento inicial no Núcleo de Saúde da Assembleia e, em seguida, foi transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde permaneceu internado até o óbito.
Em nota de pesar, a Arquidiocese de Natal destacou a trajetória de Canindé, que atuou por vários anos na instituição, principalmente na Pastoral da Criança. Segundo a entidade, ele enfrentava problemas de saúde, sendo paciente renal crônico, com quase 100% da visão perdida devido à diabetes e em tratamento regular de hemodiálise.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou que os exames identificaram um AVC hemorrágico, mas não divulgou detalhes sobre a evolução clínica do paciente durante a internação.