As empresas têm até o final desta sexta-feira (29) para realizar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores da ativa do regime CLT. O benefício, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), deve injetar aproximadamente R$ 321 bilhões na economia brasileira.
Impacto econômico e data estratégica
A data coincide com a Black Friday, marcada por promoções significativas no varejo, o que pode impulsionar as vendas e movimentar o mercado.
Detalhes do pagamento
- A segunda parcela do 13º poderá ser paga até o dia 20 de dezembro, mas essa regra não se aplica a aposentados e pensionistas, que já receberam o benefício no primeiro semestre.
- Para trabalhadores que não completaram os 12 meses de serviço na empresa, o pagamento será proporcional ao tempo trabalhado.
- A primeira parcela, paga nesta sexta-feira, não sofre descontos de impostos, sendo, portanto, maior do que a segunda parcela de dezembro.
Esse benefício é um dos principais momentos de estímulo à economia e alívio financeiro para os trabalhadores, especialmente em um período de grande movimentação no comércio.