O Canal Livre deste domingo debate o uso da cannabis na sociedade, os tabus relacionados ao uso da maconha e os benefícios e malefícios da planta para a saúde. O neurocientista e autor do livro ‘As Flores do Bem’, Sidarta Ribeiro, é o entrevistado.
O neurocientista comenta que o maior problema do Brasil não é a maconha, mas sim a desigualdade social predominante no país.
“Também é importante o contexto social de uso da maconha. Vamos pensar, a polícia nunca vai entrar em um de classe média da vida e dizer: ‘tá todo mundo preso’. A polícia está ali para dar segurança e quem está consumindo drogas, está livremente consumindo elas, sem problema nenhum. Agora, a polícia vai em uma operação em Paraisópolis, em um sábado à noite, e mata 13, 14 adolescentes. Isso significa que a lei não vale igual para todos. Somente quando a gente começar a liberar e legalizar, nós vamos conseguir começar a reparar essa perseguição histórica da maconha”, disse
Sidarta ainda comenta que o Brasil deveria estar exportando maconha para o mundo, além do país estar atrasado em relação aos Estados Unidos, Canadá e Uruguai.
“A ‘endemonização’ (SIC) é completamente errada. Veja para o que aconteceu nos Estados Unidos, Canadá e no Uruguai. Eles estão todos malucos ou nós que estamos atrasados? ”, finalizou.
O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Adriana Araújo e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Joana Treptow e Fernando Mattar. A partir de meia-noite, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band.
Band