Os bairros de Lagoa Nova e Tirol, na Zona Leste da capital potiguar, estão recebendo serviços de reestruturação e melhorias de acessibilidade das calçadas neste primeiro semestre. A ação da Prefeitura de Natal, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), iniciou há cerca de dois meses e se estenderá até julho de 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas.
O objetivo é proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais, que terão novas ferramentas para caminharem com mais segurança nos locais. Os trechos incluídos das ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol estão distribuídos em três zonas denominadas azul, roxa e amarela.
“O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões. Teremos uma verdadeira transformação em nossas calçadas. Com mais conforto, boa mobilidade e seguindo as normas de acessibilidade para todos”, define o prefeito Álvaro Dias.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, dentre as vias de Lagoa Nova e Tirol contempladas, estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho e São José.
As obras já chegaram à avenida Amintas Barros, no trecho compreendido entre as ruas São José e Xavier da Silveira. Nessa área, as intervenções vão requalificar cerca de 37 km de calçadas. As equipes da fiscalização urbanística da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estão notificando os proprietários de imóveis do trecho, detalhando a execução das obras, solicitando as adequações em casos leves e autuando em casos de infrações.
O processo de requalificação obedece às normas vigentes de acessibilidade. Todas as calçadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. As obras possuem faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias. Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, são instaladas passagem de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.
Além de estarem inseridas na legislação que prevê acessibilidade, as obras nas calçadas fazem parte do novo Plano Diretor, proposto pela Prefeitura de Natal. O regramento prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Dentre elas, estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.