O projeto EducaMente, desenvolvido pelas turmas de Comércio Exterior e Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tem como objetivo inserir a temática de “saúde mental” na agenda formal do poder público.
A iniciativa visa incluir na agenda governamental a temática relativa à saúde mental enquanto conteúdo a ser abordado, de forma regular, com os alunos do ensino fundamental dos anos finais (do 6° ao 9°ano) no município de Natal.
O foco é desenvolver ações para que a pauta saúde mental seja incluída como componente curricular para os alunos do ensino fundamental II por meio de petições, panfletagem, contato com o público e com veículos midiáticos e por meio do apoio de entidades públicas.
De acordo com a coordenadora do projeto, Jôana Menezes, a Saúde Mental ainda é muito estigmatizada pela sociedade, mas é preciso que isso acabe. Para ela, é primordial que o poder público encare com a seriedade que o tema exige.
“O nosso projeto tem como público alvo aquela faixa etária que está saindo da infância e entrando na adolescência e por isso que ele é tão importante. Quando crianças e adolescentes são acolhidos e ouvidos no ambiente escolar para falar dos seus sentimentos de forma aberta e respeitosa, a escola estará preparando-os para serem adultos mais seguros e resilientes.E quem sabe o projeto EducaMente seja uma pequena semente para uma grande coisa que possa surgir?”, indaga.