De um lado, Volkswagen, Renault, BYD, Caoa Chery e Ram. De outro, Chevrolet, Jeep, Peugeot e Citroën. As montadoras do primeiro grupo têm em comum o fato de terem brilhado no ranking de vendas nesse início de 2024. Além disso, também ganharam participação de mercado.
Porém, no jogo da indústria, quando um ganha, um outro grupo também pode sair perdendo, como acontece com as montadoras do segundo parágrafo desta coluna: as quatro marcas perderam posições no ranking e três delas tiveram queda na participação de mercado.
O resultado do primeiro bimestre de 2024 reforça uma tendência que vinha se desenhando na segunda metade de 2023, com forte avanço de montadoras chinesas e da Ram e a Volkswagen deixando a Chevrolet para trás.
Líder de vendas
Fiat Strada
O que não mudou foi a liderança de mercado. Ela continua com a Fiat que, apesar da maior ameaça do Volkswagen Polo, conseguiu manter a Strada no posto de veículo mais vendido do Brasil – e ainda viu o fortalecimento do Argo em fevereiro.
Além disso, a italiana ainda conseguiu um forte crescimento de vendas, de 18,1% ante o primeiro bimestre de 2023. Mas nem a Fiat conseguiu manter a participação de mercado, que era de pouco mais de 22% nesse período do ano passado. Nos dois primeiros meses de 2024, passou a 21,21%.
É que o avanço da BYD e da RAM e estreia da GWM no mercado brasileiro acabou afetando a participação da maioria das marcas – mesmo as que registraram aumento de vendas, como a Fiat (leia mais abaixo).
Volkswagen x Chevrolet
Volkswagen Polo Track
A Chevrolet terminou 2022 e começou 2023 como vice-líder de vendas. Porém, ainda nos primeiros meses do ano passado, a Volkswagen lançou o Polo Track, versão básica do hatch criada para suceder o Gol.
A alemã virou o jogo, pois o Polo cresceu tanto em vendas que passou a ameaçar até a Strada na liderança de mercado. Além disso, o Virtus, que ganhou reestilização, também avançou. E o T-Cross superou o Chevrolet Tracker para ser o SUV mais vendido de 2023.
Com tudo isso, a Volkswagen ultrapassou a Chevrolet e foi vice-líder de vendas já no encerramento do ano passado. Neste início de 2024, a situação da americana piorou um pouco, pois Onix e Tracker, dois de seus produtos mais vendidos, foram mal em fevereiro.
Com isso, a Chevrolet, que era vice-líder no primeiro bimestre de 2023, passou ao terceiro lugar no mesmo período de 2024. A participação caiu de 16,49% para 11,53%. Já a VW foi da terceira posição para a segunda colocação.
A alemã avançou em participação. Mas o ganho foi pequeno: era de 14,52% no primeiro bimestre de 2023 e subiu para 14,98% em igual período de 2024.
BYD e Ram
A BYD estreou no Brasil em 2022. No primeiro bimestre de 2023, aparecia na 22° colocação do ranking de vendas, com menos de 0,2% de participação. Já no mesmo período de 2024, a chinesa é décima colocada e tem 2,84% do mercado.
A principal razão é a chegada do Dolphin, no segundo semestre do ano passado. O elétrico passou a vender tanto que deixou até alguns carros a combustão importantes para trás. Mas há também o bom desempenho do híbrido Song Plus, um dos destaques do ranking de fevereiro.
Além disso, a BYD vem fazendo fortes campanhas de vendas, com descontos e condições especiais, desde o fim do ano passado.
O maior trunfo da Ram, por sua vez, foi o lançamento da Rampage, seu produto nacional que tem registrado mais de 2 mil unidades vendidas por mês.
Com o modelo, a marca do Grupo Stellantis ocupa o 13° lugar no ranking de vendas do primeiro bimestre de 2024, com 1,58% de participação. No mesmo período de 2023, tinha a 17ª posição, com 0,50% de participação.
Das outras marcas que avançaram no ranking, a Renault foi do sétimo para o sexto lugar. A Caoa Chery saiu do 13° para ocupar o 11° no primeiro bimestre de 2024.
O Renault Kardian e a nova versão do Caoa Chery Tiggo 7 nada têm a ver com o avanço, pois estão chegando agora ao mercado. Foi uma simples “dança das cadeiras”.
Marcas que perderam posições
A China afetou a França com tudo quando olhamos para o ranking de vendas. A GWM estreou no Brasil no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, ficou com o 16° lugar no ranking de vendas e 1,31% de participação. A chegada dessa montadora e o avanço da BYD mexeram com Citroën e Peugeot.
A primeira era décima colocada no ranking de vendas no primeiro bimestre de 2023. Em igual período deste ano, caiu para o 15° lugar. Já a Peugeot foi do 11° para o 14°.
Porém, mesmo perdendo posições no ranking, as duas francesas da Stellantis não têm razão para lamentar. A participação de mercado da Citroën caiu pouco: foi de 1,51% para 1,36%.
E a Peugeot, na verdade, tem motivos para celebrar, pois viu sua participação aumentar de 1,27% para 1,40%. A boa aceitação do 208, que ganhou motor 1.0 turbo no ano passado, alavancou a fabricante.
No caso da Jeep, houve perda de uma posição no ranking de vendas: foi da sexta no primeiro bimestre de 2023 para a sétima no mesmo período de 2024. A participação de mercado caiu de 7,02% para 5,42%.
O Renegade vem perdendo mix no segmento de SUVs compactos. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
As dez marcas que mais venderam no primeiro bimestre
- 1° Fiat – 65.178 unidades
- 2° Volkswagen – 46.050
- 3° Chevrolet – 35.447
- 4° Toyota – 27.118
- 5° Hyundai – 26.198
- 6° Renault – 17.346
- 7° Jeep – 16.664
- 8° Nissan – 11.930
- 9° Honda – 10.597
- 10° BYD – 8.726
Uol/Fenabrave