Natal recebe, de 12 a 16 de outubro, no Centro de Convenções, a Reunião da Diretoria Internacional do Lions Clube (Natal Board Meeting), que atrairá 120 participantes nacionais e 150 internacionais à cidade, além de movimentar a economia local. Com atividades programadas ao longo de vários dias, o evento não se destaca apenas pelo impacto no turismo, mas também pelas ações humanitárias realizadas na cidade, incluindo a inauguração do Hospital do Lions.
Com o lema “Nós Servimos”, a organização, que é mundialmente conhecida por seus esforços de voluntariado, terá na capital potiguar uma oportunidade única de reforçar seu compromisso com a comunidade. Além da inauguração do hospital, os participantes do evento irão realizar diversas ações sociais, beneficiando setores vulneráveis da população local.
O evento traz a Natal o paraibano, Fabrício Oliveira, atual presidente internacional do Lions Clubs International. Ele foi eleito para o mandato de 2024-2025 na 106ª Convenção da organização, realizada em Melbourne, Austrália.
O empresário de Catolé do Rocha possui uma extensa trajetória de liderança dentro do Lions, onde é associado desde 1985. Fabrício já ocupou diversos cargos, como presidente de clube e diretor internacional, e foi reconhecido com prêmios como o “Embaixador da Boa Vontade”, a maior honraria do Lions Clubs.
Durante seu mandato, Oliveira tem como foco as causas globais defendidas pela organização, incluindo a prevenção à cegueira, combate ao diabetes, fome, proteção ao meio ambiente e apoio a crianças com câncer. Ele também busca renovar o quadro associativo, atraindo membros mais jovens para fortalecer o voluntariado no Lions.
Além de sua dedicação ao Lions, Fabrício possui uma sólida formação acadêmica, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também atuou como secretário de Indústria e Comércio na Paraíba e é amplamente envolvido em atividades comunitárias e empresariais.
A Reunião da Diretoria Internacional do Lions Clube contará com a participação de líderes e voluntários de mais de 100 países, como Estados Unidos, China e Japão. Um dos pontos altos do evento será a inauguração do Hospital do Lions, fruto de um projeto que visa oferecer atendimento médico de qualidade para a população mais carente de Natal
Hospital oftalmológico do Lions será inaugurado com foco na população carente – No dia 14 de outubro, às 16h, será inaugurado o Hospital do Lions Vânia Gurgel, uma unidade oftalmológica que atuará de forma filantrópica, com a possibilidade de realizar atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) e planos de saúde privados.
A expectativa é de que a unidade atenda até 300 pacientes por dia. Com uma área de 1.200 metros quadrados, o hospital contará com quatro consultórios em pleno funcionamento, oferecendo triagens, consultas, diagnósticos e cirurgias oftalmológicas.
Localizado na Rua Viana, 206, no bairro Amarante, em São Gonçalo do Amarante, o hospital é fruto de um investimento de R$ 3,6 milhões, resultado de doações de voluntários do Lions, do Tribunal Regional do Trabalho do RN e emendas parlamentares dos deputados Ubaldo Fernandes, Divaneide Basílio e do deputado federal General Girão.
A inauguração do Hospital do Lions faz parte da programação oficial da Convenção Internacional do Lions Clube, que acontece de 12 a 16 de outubro em Natal e reúne lideranças da organização de todo o mundo. Fabrício Oliveira, presidente internacional do Lions e nascido no Nordeste, em Catolé do Rocha (PB), estará presente na cerimônia, representando os mais de 1,4 milhão de voluntários da ONG, que se dedica a enfrentar grandes desafios globais nas áreas de saúde, meio ambiente e inclusão social.
Além de fortalecer a rede de saúde local, o hospital é uma iniciativa voltada à prevenção da cegueira e à democratização do acesso a tratamentos oftalmológicos de qualidade, reforçando o compromisso do Lions com suas causas globais, incluindo a visão e os serviços humanitários. O nome do hospital é da caicoense Vânia Gurgel, que faleceu vítima de Covid-19, e era esposa do médico Ricardo Gurgel, que levantou e abraçou a causa.