O GTAC é a principal plataforma do G20 para abordar temas de integridade e combate à corrupção, considerados fundamentais para assegurar o interesse público em políticas e na prestação de serviços de qualidade. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira em um hotel na Via Costeira, reunindo representantes de diversos países.
Além da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ministros de países como Índia, Portugal e Emirados Árabes Unidos também estiveram presentes na reunião em Natal.
Durante o evento, os líderes debateram estratégias para fortalecer a transparência e os mecanismos de governança como parte do esforço para consolidar um ambiente mais ético e justo.
“O enfrentamento à corrupção não é só do Estado ou do Governo. Ele precisa também contar com a presença da iniciativa privada, pois, quando falamos de corrupção, falamos de quem corrompe e de quem é corrompido.” Declaração de Vinícius Marques, Ministro da CGU
“Quanto mais aprimoramos os mecanismos de combate à corrupção e reafirmamos tolerância zero com a corrupção, mais avançamos para um ambiente de governança saudável.” – Declaração de Fátima Bezerra, Governadora do RN
O encontro resultou na elaboração de uma declaração ministerial que será apresentada na próxima cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Antes do início da reunião, o ministro Vinícius Marques foi entrevistado por jovens do projeto Kids-20, iniciativa que incentiva o engajamento de jovens em governança e administração pública, criando um espaço para diálogo com autoridades e jornalistas.
Ana Carolina, 12 anos, participante do Kids-20 expilicou que os jovens trouxeram de questionamento a respeito do desenvolvimento dos alunos e jovens participar e expressar para a melhoria das escolas.