A prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2 ocorre neste fim de semana, 2 e 3 de dezembro. A prova é estruturada em um conjunto de dez estações.
Nas estações, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas:
- 1. Clínica médica
- 2. Cirurgia geral
- 3. Pediatria
- 4. Ginecologia e obstetrícia
- 5. Medicina da família e comunidade – saúde coletiva
O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de prova e de outras cinco no segundo dia, respeitando o período descrito no Cartão de Confirmação da Inscrição.
A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional de medicina, além dos objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, nas leis e normas correlatas às atividades profissionais médicas e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como nos protocolos e boas práticas da área médica.
Os instrumentos de avaliação de cada uma das estações possuem um número variável de quesitos, conforme os parâmetros técnicos e objetivos a serem avaliados, que, somados, totalizam dez pontos.
Eliminação
Será eliminado da 2ª Etapa do Revalida 2023/2 o participante que utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação da prova; registrar ou divulgar por imagem ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado na aplicação; fotografar e divulgar as filmagens da prova, ainda que para uso próprio.
O participante deverá manter dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o Cartão de Confirmação da Inscrição, a Declaração de Comparecimento impressa e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones e tablets.
Horários
Os portões dos locais de aplicação do primeiro período serão abertos às 11h e fechados às 12h, conforme horários previstos em edital. O grupo do segundo período poderá acessar o ambiente da prova de habilidades clínicas das 15h às 16h. O exame segue o horário de Brasília.
Revalida
Realizado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca, por meio dos seus resultados, subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do curso de medicina nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é formado por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, além de medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Por: Instituto Nacional Anísio Teixeira