Nesta segunda-feira (10), forças de segurança pública do Rio Grande do Norte deram início a uma série de medidas de combate à violência contra a pessoa idosa. Intitulada “Operação Virtude”, as ações acontecem em todo o país até o dia 12 de julho.
A Operação Virtude é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Rio Grande do Norte, a operação envolve a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Além do cumprimento de mandados de prisão, o objetivo também é realizar ações preventivas e educativas.
“Precisamos conscientizar a população sobre a importância de proteger nossos idosos, denunciando toda forma de negligência, maus-tratos, abandono, violência financeira que são praticados, na maior parte das vezes, por parentes próximos”, destacou a delegada Helena de Paula, diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, ponto focal da operação em território potiguar.
As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Virtual ou por meio do Disque 100. De acordo com a Sesed, em 2023, no Brasil, mais de 5,3 mil denúncias foram apuradas, 11,5 mil vítimas atendidas, mais de 1.000 suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas.
VIRTUDE
A palavra “virtude” foi escolhida por ser uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo de praticar o bem, característica considerada correta, ética e desejável.