O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo de vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescente de 6 a 16 anos.
A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida para pessoas de 4 a 59 anos, que é limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Pelo menos nove estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo) e o Distrito Federal confirmaram a ampliação da faixa etária para a imunização contra a dengue. Veja abaixo:
- Rio Grande do Norte: Natal ampliou, de forma temporária, a estratégia de vacinação contra a dengue para o público com idade entre 4 e 59 anos. A estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde visando evitar a perda de doses do imunizante com data de validade até 30 de abril de 2024.
- Acre: Rio Branco já havia ampliado a faixa etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana. O estado vai seguir orientação do Ministério da Saúde;
- Amazonas: estado recomendou aos municípios a ampliação da campanha, a partir da orientação do MS. A orientação já está valendo para a faixa etária de 10 a 59 anos
- Distrito Federal: a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos
- Goiás: estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde
- Maranhão: a vacina foi ampliada para a faixa etária de 6 a 16 anos
- Paraíba: a Secretaria de Saúde do estado autorizou a ampliação da vacinação
- São Paulo: o estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, porém somente nas cidades de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, que têm doses com vencimento em abril.
Já os estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina não vão seguir a orientação do Ministério da Saúde, já que as doses disponíveis têm vencimento após a data informada pelo governo.
Vacinação contra a dengue
A campanha de vacinação contra dengue iniciou-se em fevereiro, com a distribuição de doses a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios”, alerta o Ministério da Saúde.
“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30/04, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de seis a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre quatro a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (18).
Ela destacou que a modificação da estratégia é temporária, em razão da data de vencimento das vacinas. Mas quem se vacinar nesse cenário, terá sua segunda dose garantida.