A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou, nesta quinta-feira (12), a distribuição do primeiro lote de 35 mil doses da vacina contra Covid-19 Serum/Zalika para os municípios do Rio Grande do Norte. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e trazem uma formulação atualizada, que amplia a proteção contra novas cepas da doença.
Fabricada pela Zalika Farmacêutica, a vacina já é utilizada nos Estados Unidos e Reino Unido e foi aprovada no Brasil para pessoas a partir de 12 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estudos apontam uma eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de benefícios como prazo de validade prolongado e facilidade no transporte e armazenamento (temperatura entre 2°C e 8°C).
Novo esquema de vacinação
A vacinação contra Covid-19 agora integra o calendário nacional, com orientações específicas para grupos prioritários:
- Gestantes: receberão uma dose por gestação.
- Idosos: serão vacinados a cada seis meses.
- Imunocomprometidos: receberão uma dose a cada seis meses.
- Demais grupos especiais: vacinados anualmente.
Grupos especiais incluem: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades ou privadas de liberdade, além de adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, puérperas e pessoas em situação de rua.