O Laboratório Sismológico (LabSis) da UFRN registrou, neste sábado (10), o quinto tremor de terra no estado do Rio Grande do Norte em apenas uma semana. O tremor, com magnitude preliminar de 1.8, foi detectado na cidade de Lajes, a cerca de 130 quilômetros de Natal, às 10h07. No entanto, o LabSis informou que não houve relatos de moradores que tenham sentido o tremor.
Os tremores começaram no início da semana, com o primeiro registrado na segunda-feira (5), em Carnaubais, onde dois eventos sísmicos ocorreram em sequência – o primeiro às 9h42 e o segundo às 10h33, ambos com magnitude de 1.5. Assim como os outros, não houve relatos de moradores sentindo qualquer impacto.
Nos dias seguintes, a sequência de tremores continuou:
- Na quarta-feira (7), um tremor de magnitude 1.8 foi registrado em Ipanguaçu às 9h08.
- Na quinta-feira (8), um tremor de 1.9 de magnitude foi detectado em Currais Novos às 12h47.
O LabSis reforçou que, até este domingo (11), nenhum dos tremores foi sentido pela população nas áreas afetadas. Mesmo com a ocorrência constante de tremores, o Laboratório ressaltou que não há registros de danos ou de pânico entre os moradores.
Em Carnaubais, uma cidade que já registrou mais de 20 tremores de terra no final de abril, o maior tremor foi de magnitude 3.0, mas também não houve relatos de moradores sentindo os impactos.
O LabSis continua monitorando a atividade sísmica na região e orienta a população a não entrar em pânico, uma vez que a maioria dos tremores registrados são de baixa magnitude e não causam danos estruturais.