A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove no próximo dia 22 o segundo encontro da “Capacitação em Reabilitação da Audição e Fala para o atendimento precoce de Pessoas com deficiência Auditiva no Rio Grande do Norte”. O evento será realizado no auditório do Instituto de Neurociências em Macaíba, de 9h às 17h.
A capacitação contará com a participação de especialistas de renome nacional em reabilitação auditiva, como os profissionais médicos Rodolpho Penna Lima, Mariane Perin e Lilian Flores, e as doutoras em fonoaudiologia Lilian Flores, Kelly Chaves e Thamirez do Val.
“As inscrições gratuitas estão abertas por meio de um formulário e podem participar profissionais fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia (último período) de todo o país, de preferência os que atuam na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, informa Marilene Soares, coordenadora da Rede Estadual de Cuidados à Pessoa com Deficiência. A inscrição pode ser feitas por meio do link http://go.medel.pro/971
O evento está sendo organizado pela Sesap, por meio da Subcoordenadoria de Atenção à Saúde e Linha de Cuidado e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, em parceria com o Instituto Santos Dumont, Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, a Otocentro, a MED-EL e instituições de ensino superior locais.
Segundo Marilene Soares, a capacitação tem como finalidade potencializar os processos de trabalho e capacitar profissionais que atuam nos serviços da rede de cuidado às pessoas com deficiências, trazendo uma maior reflexão sobre as modificações que fortalecem o cuidado.
“Agregando novos conhecimentos à formação do profissional. Este momento é voltado para fonoaudiólogos dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e serviços especializados em reabilitação da audição das oito regiões de saúde do Estado”, explica.
A reabilitação auditiva é um processo terapêutico que tem como objetivo favorecer o uso da audição residual visando recuperar ou maximizar a capacidade auditiva. Nas crianças, tem por objetivo promover a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, de maneira geral. O Sistema Único de Saúde oferece de forma integral e gratuita, procedimentos que vão desde a triagem auditiva neonatal, conhecida como “teste da orelhinha”, passando pelo o diagnóstico até a reabilitação auditiva.
Por isso, a Sesap investe continuamente em treinamentos dos profissionais de saúde e equipes multiprofissionais que atuam na rede, para favorecer um diagnóstico precoce a partir da realidade local, descentralizando e melhorando o cuidado especializado a população que precisa deste serviço.