A Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) divulgou, nesta quarta-feira (19), a estatística anual sobre furto/roubo de veículos atualizada. No ano de 2021, houve diminuição neste tipo de ocorrência na Grande Natal no total de 23,70% em relação ao ano de 2020 e de 32,75% em relação ao ano de 2019.
O índice de recuperação também foi positivo, tendo sido recuperados 65,19% do total de veículos furtados/roubados, frente a 51,54% do ano anterior. A DEPROV cumpriu 52 prisões, média de uma prisão por semana, concluiu com sucesso 211 inquéritos policiais e realizou 3.095 vistorias automotivas.
Observa-se que a maioria dos presos pela DEPROV eram integrantes de organizações criminosas. Dentre as várias apreensões realizadas, se destacam armas importadas e uma arma de forte calibre roubada em um ataque a carro forte na região oeste do estado. Foram apreendidos também diversos veículos de luxo, retirando parte do poderio das organizações investigadas.
Houve a continuidade da Operação “Sucata”, na qual oficinas e sucatas foram vistoriadas periodicamente, a fim de combater o furto/roubo por meio de possíveis receptadores. Mesmo diante do diminuto quadro de servidores (a ser suprido com concurso em andamento), o núcleo de inteligência/investigação elaborou mais de 140 relatórios de investigações avançadas, instruindo os mais diversos procedimentos criminais em andamento nesta especializada.
Segundo o delegado titular da DEPROV, Joacir da Rocha, considera-se um ano altamente exitoso, contando sempre com o apoio fundamental da sociedade. Motivo pelo qual a Instituição segue solicitando que a população envie informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.