O São João de Natal 2025 registrou números históricos e consolidou-se como um dos maiores eventos culturais e econômicos do Rio Grande do Norte. De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pela Prefeitura do Natal e a Fecomércio RN, a festa junina atraiu 938 mil pessoas ao longo do mês de junho e gerou uma movimentação econômica estimada em R$ 188,6 milhões.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC) e apresentado durante evento no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com a presença do prefeito Paulinho Freire, do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, da vice-prefeita Joanna Guerra, além de autoridades, secretários, empresários e representantes do setor produtivo.
“O São João como um todo já nos surpreendeu muito no número de público, mas dados significativos como estes apresentados mostram que nós estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Paulinho Freire. “Tenho certeza que no próximo ano vamos ter várias empresas querendo patrocinar nossos eventos pela grandeza que foi este São João 2025”, completou.
Crescimento expressivo
A pesquisa revela que o evento quadruplicou o público em relação a 2023 — último ano em que o São João teve um formato semelhante. Do total, 35,6% eram visitantes de outros municípios e estados, com permanência média de 2,7 dias na cidade. A maioria dos participantes tinha entre 16 e 44 anos (82,8%), com renda média de 3,4 salários mínimos.
O gasto médio diário foi de R$ 272,24 entre turistas e R$ 161,57 entre residentes, representando crescimento acima de 25% nas duas categorias. A avaliação geral do evento alcançou nota média 9,29, com destaque para os turistas, que deram nota 9,42. Ao todo, 95,9% dos entrevistados disseram que pretendem retornar em 2026.
Impacto no setor produtivo
O impacto econômico também foi sentido diretamente pelo setor empresarial. Segundo o estudo, a proporção de empresas com receitas diárias acima de R$ 10 mil dobrou em relação a 2023. O faturamento médio diário cresceu 46,6%, atingindo R$ 3.718,47.
O investimento médio das empresas saltou de R$ 3.565,71 para R$ 6.871,62, com destaque para o comércio (R$ 8.157,02) e o setor de serviços (R$ 5.331,68). Microempresas investiram cinco vezes mais que na edição anterior, enquanto médias e grandes empresas aplicaram, em média, R$ 18.736.
“A pesquisa comprovou e confirmou o que promotores de eventos e empreendedores já sabem: grandes atrações reúnem grandes públicos e geram ocupação, renda e arrecadação para o município”, destacou a secretária de Cultura, Iracy Azevedo.
No campo do emprego, 36% das empresas contrataram trabalhadores temporários, com o setor de serviços alcançando 44,6% de admissões durante o período junino.
Avaliação e pontos de melhoria
Entre os aspectos mais bem avaliados pelo público estiveram:
- Estrutura (96,3% de ótimo ou bom)
- Organização (94,4%)
- Segurança (93,9%)
- Limpeza (89,4%)
- Atrações (88,1%)
Já os pontos a serem aprimorados, segundo os empresários, envolvem infraestrutura urbana, trânsito, banheiros, estacionamento, além da ampliação da divulgação nacional e capacitação de equipes.