A Festa de São João no Norte/Nordeste começa em junho e vai até a primeira semana de julho. Na tradição, não pode faltar o pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e, principalmente, muita música, comida e bebida. Em Caruaru, por exemplo, conhecida como a capital do Forró, o período junino tem um mês inteiro de duração, com tudo que uma boa festa precisa ter para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro.
Começando por Caruaru, em Pernambuco, a dança e a cultura se espalham pelas ruas da cidade, onde as Drilhas, (grupos de quadrilhas), se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon. Artistas famosos já estiveram presentes na festa, como Zezé Di Camargo e Luciano, Elba Ramalho e Luan Santana.
Na culinária local, o público presente pode saborear no Festival de Comidas Gigantes, onde a pamonha, o cuscuz, a pipoca, o chocolate quente e pé de moleque ganham tamanhos incríveis, produzidos pela própria comunidade.
Sem falar nas outras comidas típicas da culinária nordestina que podem ser encontradas nas barraquinhas espalhadas pelo evento, como a canjica, arroz doce, cozido de milho e tapioca.
Vamos para o São João da Bahia? A animação acontece não só na capital baiana, mas em quase todos os 417 municípios do estado. Em Salvador, tradicionalmente, a festa é realizada no Centro Histórico, no Pelourinho, com comidas típicas nas barraquinhas e apresentações de grupos regionais de forró, xote ou o pé-de-serra nos palcos distribuídos no local. Grupos folclóricos e quadrilhas tomam conta das ruas, em outras cidades também, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.
Já em Campina Grande, na Paraíba, temos a maior Festa de São João do Mundo. São 30 dias de festa, com mais de 2 milhões de pessoas reunidas durante todo o mês de junho. Além de grupos de dança e barraquinhas repletas de quitutes que recepcionam os foliões, a festa conta com o tradicional casamento coletivo com mais de 100 casais, coroado pelo incrível show de fogos de artificio que chega a durar mais de 10 minutos.
Acha que a diversão parou por ai em Campina Grande? Nada disso! Aos finais de semana a Locomotiva Forrozeira é o passeio de trem que leva os passageiros até o distrito de Galante com muita musica e apresentações ao vivo de forró!
Bem pertinho da Bahia, vamos a Aracajú, no estado de Sergipe. Lá a festa dura aproximadamente 15 dias com o Forró Caju. O público, além de curtiras atrações regionais recebe artistas de nome nacional, como Elba Ramalho.
O caruru é a comida típica e o turista pode aproveitar algumas coreografias ao som do Trio Pé-de-Serra.
Já em São Luis do Maranhão, a apresentação de mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi toma conta da cidade. Lá as músicas do período junino são chamadas de Sotaque, com o ritmo e instrumentos diferenciados e forma de se expressar única.
A festa mistura a cozinha indígena, africana e portuguesa, que vai do arroz branco com camarão e vinagreira (arroz de cuxá) até os doces sabores de cremes como cajá, bacuri e sapoti.
No Norte do Brasil, no Amazonas, acontece o grande Festival Folclórico de Parintins. A festa ocorre no último fim de semana de junho, entre os tradicionais bois Caprichoso e Garantido.
Para continuar aproveitando as comidas típicas e festividades de São João, brasileiros de todos os municípios do país podem aproveitar a programação ao vivo e on demand da SKY. Conteúdos que representam a cultura gastronômica e festiva de São João estão disponíveis no SKY Play, plataforma de vídeo on demand da SKY.
Os clientes têm acesso, onde e quando quiserem, a uma variedade de títulos por meio dos 53 canais ao vivo e mais de 11 mil conteúdos sob demanda. Séries, filmes, reality shows e programas de diferentes gêneros, entre eles o gastronômico, podem ser assistidos pelo desktop, aplicativo da SKY, ou TV, no Canal 1 em equipamentos com função de gravação conectados à internet ou no aplicativo disponível nas Smart TVs LG WebOs, com modelo a partir de 2016, Samsung, na versão a partir de 2017, ou Android TVs.