O saque-aniversário do FGTS de 2023 começa a ser liberado nesta segunda-feira (2) para nascidos em janeiro. Para quem deseja fazer o saque aniversário do fundo de garantia em 2023, é importante ficar de olho no calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.
O saque anual é realizado entre o primeiro dia do mês de aniversário e o último dia util do 2º mês após a data. Para quem nasceu em janeiro, por exemplo, a retirada do dinheiro pode ser feita já na segunda e o prazo final vai até 31 de março.
A adesão do saque aniversário é opcional e permite o trabalhador retirar até 50% do valor disponível na conta. Apesar da vantagem da grana na mão, quem opta pelo saque precisa ficar atento: em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador só poderá sacar a multa rescisória de 40% em vez do valor integral. Ainda, para voltar à modalidade anterior, é preciso esperar 24 meses.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. Para Paulo Feitosa, professor de economia, é um dinheiro que pode ajudar nas finanças de várias formas, mas é preciso planejamento.
“Caso de inadimplência e endividamentos: pra evitar pagar juros maiores que aqueles que o fundo de garantia lhe rende. Segundo caso: de uma aplicação financeira que ela tenha condições de fazer e que saiba fazer a aplicação para que possa render uma taxa maior de juros que o fundo está oferecendo.”
Band