Para garantir a segurança sanitária dos eventos com grandes públicos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) através da Coordenação de Vigilância em Saúde, iniciou no final do mês de outubro a “Operação Fiscalização Pacto pela Vida: passaporte vacinal”. O objetivo é garantir o cumprimento dos protocolos de segurança e a cobrança do certificado de vacinação.
A operação já foi realizada, por equipes da vigilância sanitária estadual, em shows na Arena das Dunas e no município de São Gonçalo do Amarante e também no estádio Fraqueirão, e faz parte do esforço renovado, diante do quadro epidemiológico que traz alerta, das autoridades sanitárias potiguares por meio do Pacto Pela Vida.
“É muito importante que os protocolos continuem sendo seguidos, pois assim será possível manter os eventos em funcionamento com a maior segurança”, destacou a coordenadora de vigilância da Sesap, Kelly Lima.
O Pacto pela Vida foi reafirmado em nota conjunta assinada, no dia 27 de outubro, por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems, Femurn, entre outros, em busca de um enfrentamento coletivo e rápido para o momento atual da pandemia.
“Somente com a vacina conseguiremos atingir um patamar de controle da pandemia. Além disso, é importante ressaltar a importância do Passaporte Vacinal para acesso a ambientes e aglomerações que será a garantia de que as pessoas estejam vacinadas”, afirma Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap.