Em ato na sede localizada na Sede Social do América Futebol Clube, na Avenida Rodrigues Alves, bairro do Tirol, em Natal, a governadora Fátima Bezerra assinou portaria que confere àquela edificação o tombamento definitivo – que significa a preservação do imóvel com suas características originais.
O prédio é um exemplar da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e um dos exemplares mais representativos da produção modernista norte-rio-grandense, além de configurar um importante marco da história, cultura e sociedade de Natal e do RN.
A sede foi projetada por Delfim Amorim, inaugurada em 1966, e é considerada o maior bem do clube alvirrubro. A sede abriga uma gravura com expressões da cultura popular feita pelo artista Newton Navarro, um dos mais importantes nomes das artes do Rio Grande do Norte.
A sede social do América/RN foi inaugurada em 14 de julho de 1966, na gestão do presidente Humberto Pignataro. Ficou também conhecida como “Babilônia Rubra”, nos primeiros anos de funcionamento, quando recebia a alta sociedade natalense em bailes noturnos e festas carnavalescas memoráveis.
A governadora Fátima Bezerra considerou a assinatura da portaria “um ato de relevante simbolismo para o RN, por sua importância histórica, cultural e arquitetônica. Aqui foi palco de momentos definidores da vida social e política do RN. Lembro que foi aqui foi palco de inúmeros eventos festivos e até políticos de todas as tendências e ideologias. Inclusive foi aqui que realizamos a convenção que lançou minha candidatura ao governo do RN”, registrou.
Fátima enalteceu o trabalho da equipe do Governo do Estado para assegurar o tombamento, “através das secretarias de Educação, de Administração, de Cultura e da Procuradoria Geral e a iniciativa da diretoria do clube em solicitar o tombamento que é a preservação da memória, da história e trajetória de várias gerações”.
O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Nunes afirmou que “hoje, dia em que comemoramos os 108 anos de fundação do clube, estamos recebendo um presente e a realização de um sonho de muitos anos”. O ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo, desembargador Eduardo Rocha agradeceu “a atenção e sensibilidade do Governo do Estado em atender o pleito e realizar todo o trabalho necessário para o tombamento de um patrimônio que não é só do América, mas de todo o Rio Grande do Norte”.