A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organizadora do Oscar, divulgou nesta terça-feira (28) a lista com os novos indicados para integrar a instituição. Ao todo, 397 artistas e executivos que “se distinguiram por suas contribuições para o cinema” foram convidados e, se aceitarem, estarão aptos a participar da escolha dos vencedores do prêmio.
Entre os nomes, estão os brasileiros Selton Mello (“O auto da Compadecida”, “O Palhaço”), Jeferson De (“Bróder!, “Doutor Gama”), Bruno Barreto (“Crô: O filme”, “Flores raras”) e Emilio Domingos (“Favela é moda”), Sara Silveira (“Vazante”), Ilda Santiago (produtora do Festival do Rio) e Waldir Xavier (“Central do Brasil”).
Segundo a instituição, há convidados de 54 países, sendo que 44% são mulheres — 37% pertencem a comunidades étnicas/raciais sub-representadas. Além disso, há 71 indicados ao Oscar e 15 vencedores da estatueta entre os nomes.
Mais de 10 mil artistas, cineastas e executivos do cinema já integram a lista.
Outros convidados são a cantora Billie Eilish e seu irmão, Finneas O’Connel, Troy Kotsur (primeiro ator surdo a vencer o Oscar pela atuação no filme “No Ritmo do Coração”), Jesse Plemons (Ataque dos Cães) e Ariana DeBose (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em “Amor, Sublime Amor”).
CNN