Visando a atender demandas dos consumidores natalenses na Semana do Consumidor 2024, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) realizará um grande mutirão de renegociação de dívidas e intermediação de conflitos. Começa nesta quarta (13) e termina na sexta (15 ), na praça Pedro Velho, vizinho ao Palácio dos Esportes, na Zona Leste da capital potiguar.
O atendimento é gratuito e ocorrerá por ordem de chegada das 8h às 12h, com abertura oficial nesta quarta (13), às 9h. Importante salientar que o Dia do Consumidor é comemorado na sexta, dia 15 de março.
Além de amparar a população contra eventuais abusos ou atos lesivos que possam ter sofrido na condição de consumidores, o Procon vai contar com linhas diretas exclusivas para renegociar dívidas e intermediar conflitos com, por exemplo, empresas de telefonia, casos da Alares, Vivo, TIM e Claro. Empresas de serviços essenciais como Cosern e Caern estarão presencialmente na praça Pedro Velho.
“A ideia do mutirão é intermediar conflitos com bancos, prestadores de serviços e diversas empresas, como os grandes magazines. Será um atendimento e uma renegociação de dívidas diferenciada e a linha direta com as empresas vai facilitar bastante um acordo. No mutirão, os consumidores poderão tirar todas as dúvidas relativas ao seu pleito. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também estará presente para orientações aos consumidores”, observou a agente fiscal do Procon, Ana Paula Pereira.
Ela disse ainda que o pleito do consumidor que não tiver tratativa solucionada por linha direta com a empresa será reagendado para a sede do Procon, localizada na rua Ulisses Caldas, 181, na Cidade Alta. “A nossa expectativa é de um atendimento mínimo de 100 pessoas diariamente na praça Pedro Velho. A ideia é fazer semestralmente um mutirão de renegociações, desse modo contemplando as quatro regiões administrativas da cidade. O próximo será na área de lazer do conjunto Panatis, na zona Norte”, informou Ana Paula. O Procon Natal conta com a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) na divulgação do mutirão.