O atual ministro da economia da Argentina, Sergio Massa irá disputar o segundo turno das eleições contra Javier Milei. Massa surpreendeu aparecendo em primeiro no primeiro turno das eleições. Com 97% das urnas apuradas, Sergio Massa tem 36,59%, enquanto Milei aparece com 30,04%.
Em números gerais, Sergio Massa teve 8,8 milhões de votos. Já Javier Milei obteve 7,3 milhões de votos.
O comparecimento maior que nas prévias, cerca de 74%, mostrou uma mudança dos argentinos, pois nas pesquisas Milei aparecia como favorito a conquistar o pleito. Porém, esse número representa o pior comparecimento às urnas em 40 anos na Argentina. O segundo turno será disputado no próximo dia 19 de novembro.
Como é a apuração na Argentina?
Nas eleições argentinas, a apuração ocorre em duas fases. Na primeira, os mesários de cada seção eleitoral contam as cédulas e enviam as atas de votação à Direção Nacional Eleitoral, onde é feita a totalização preliminar.
Em seguida, as cédulas são contadas manualmente, com o resultado definitivo sendo proclamado em até duas semanas. Nas representações diplomáticas, a ata de votação assinada pelos mesários é enviada virtualmente por um sistema eleitoral.
Band