A secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur), em continuidade a terceira rodada de reuniões dos Conselhos Regionais dos Polos de Turismo reuniu, na quinta-feira (10), os conselheiros do Polo turístico do Seridó. Os encontros ocorrem a cada três meses, com o intuito de dialogar com os membros de cada região e fortalecer as ações de promoção e desenvolvimento da cadeira produtiva do turismo nos municípios.
A secretária do Turismo, Ana Maria da Costa, fez a abertura da reunião enfatizando que o Estado vem trabalhando sob diversas frentes nesse período de retomada. Ela destacou que o rigor no cumprimento dos protocolos de biossegurança, reflete diretamente no declínio do número de casos da Covid-19 no Estado.
A secretária mencionou o programa Turismo Cidadão, que troca pontos da Nota Potiguar por diárias e passeios de buggy, como exemplo de incentivo do governo da professora Fátima Bezerra ao desenvolvimento do turismo. O programa iniciado com os segmentos de hospedagem e passeio de buggy, conta com o planejamento de uma próxima etapa mais abrangente, com a inclusão de outros serviços turísticos.
Há uma expectativa sobre a região do Seridó e o Geoparque Seridó que podem ser fortemente beneficiados pelo programa, uma vez que incentiva as pessoas a explorarem mais os destinos turísticos dentro do Estado. “O turismo regional é uma forte tendência” na atração de turistas do próprio RN e de estados vizinhos, ressaltou Aninha Costa.
Solange Portela, subsecretária de Política e Gestão Turística do RN, enfatizou aos gestores municipais a importância na adesão ao Selo Turismo+Protegido, pré-requisito na participação do projeto. Ao todo serão 399 vouchers a cada mês, distribuídos em passeios de buggy e três categorias de hospedagens.
Foram também tratadas na reunião a continuidade do processo de formalização das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), já tendo definido o modelo como associação.