A Avenida da Alegria, na Redinha, encerrou sua programação de Carnaval nesta terça-feira (17), consagrada como um dos principais polos da folia natalense. Ao longo dos quatro dias oficiais da festa, somados à prévia do carnaval, o polo ultrapassou o número de meio milhão de pessoas ao longo da programação que reuniu grandes nomes da música.
O último dia contou com apresentações de Cavaleiros do Forró, Xanddy Harmonia e Capilé, encerrando com mais de 80 mil pessoas um ciclo que transformou a região e ofereceu estrutura completa de segurança, transporte e acessibilidade.
O prefeito Paulinho Freire comentou a transformação vivida na região. “A gente sempre acreditou no potencial da Redinha e de toda a Zona Norte. Ver essa avenida cheia de famílias, moradores e visitantes mostra que a região tem força para receber grandes eventos e continuar crescendo. É um movimento que valoriza o bairro, gera renda e faz a cidade olhar ainda mais para esse lado de Natal.”
Para quem vive na Redinha há décadas, o Carnaval de 2026 representou uma transformação histórica. João Francisco, 70 anos, e sua esposa, Nanete Brito, moradores da Avenida da Alegria há mais de 30 anos, acompanharam a festa de perto.
“É muito bom poder estar na companhia da minha esposa e da minha família, vendo toda essa festa de camarote que é a minha casa. Foi muito bonito ver essas bandas passando aqui, vendo a animação do povo. Tudo muito organizado”, declarou.
A aposentada Sebastiana Matias, frequentadora assídua dos tradicionais blocos da Redinha, viveu pela primeira vez a experiência da Avenida da Alegria. “É o primeiro carnaval que eu passo aqui na Avenida da Alegria, que eu nunca tinha vindo. Eu vinha pra cá, curtia os bloquinhos, mas não vinha pra cá porque eu tinha medo. Gostei muito. Me senti confortável e muito segura. Com certeza voltarei mais vezes com toda a minha família”, afirmou.
A avaliação positiva foi confirmada pela secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro. “Sucesso absoluto. Aqui na Avenida da Alegria e em nenhum dos outros polos tivemos registro de ocorrência grave, como roubo, tentativa de homicídio ou feminicídio. A gente considera, em razão da quantidade de público presente, um sucesso absoluto”, afirmou.
O sucesso de público refletiu diretamente no comércio local. Cícera Almeida, proprietária de um restaurante no Mercado Público da Redinha, precisou ampliar sua equipe para atender à demanda. “Me surpreendi positivamente, tive que contratar mais pessoas para trabalhar aqui no box para atender a toda a demanda que está chegando. Muito turista, muita gente daqui mesmo. Comparado com outros anos, tenha certeza de que está sendo bem melhor. Estou muito feliz!”, comemorou.
A vendedora de bebidas, Leda Santos, que trabalhou desde os shows do pré-carnaval, também aprovou o desempenho das vendas. “Nossas vendas aqui foram maravilhosas, superaram muito. Os trios com os cantores, maravilhosos. A organização foi ótima, temos os nossos banheiros, assistência médica e segurança muito boas”, afirmou.
Eficiência de segurança e mobilidade
A operação de segurança contou com a atuação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além do apoio da segurança privada e dos bombeiros civis. Foi implementado também um protocolo operacional padrão nos três principais polos para proteção de pessoas em situação de risco, incluindo crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres e vítimas de violência.
A mobilidade também foi destaque na organização do evento. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) disponibilizou seis linhas especiais do Transporte Folião, com 34 veículos por dia, totalizando 572 viagens ao longo dos quatro dias, com capacidade para transportar 5.500 passageiros.
A secretária Jódia Melo explicou os ajustes realizados na operação. “A gente fez algumas mudanças em relação ao ano de 2025, que foi o primeiro ano, era tudo muito novo, e este ano já aprimoramos a operação. As seis linhas saíam para todas as regiões da cidade”, disse.
A grande novidade foi a criação do Expresso Nélio Dias, que conectava a Avenida da Alegria diretamente ao polo do Ginásio Nélio Dias a cada 15 minutos. “Esta linha, que foi criada este ano, foi inovadora. Ela já transportou 3.081 passageiros nos três primeiros dias. Ou seja, mais de mil pessoas saíram diariamente direto para o Nélio Dias”, acrescentou.
Quanto ao trânsito, a STTU cadastrou 859 moradores com veículos na área restrita, garantindo o direito de ir e vir durante a festa. A pedido dos comerciantes da Avenida do Caju, a interdição passou a ocorrer apenas a partir das 14h, permitindo o acesso de clientes durante a manhã.
Com apresentação de Esportes da Sorte, o Carnaval de Natal é uma realização da Prefeitura do Natal.
Fonte: Prefeitura de Natal

















