O Tribunal de Contas da União (TCU) vai divulgar na próxima semana os candidatos com bens superiores a R$ 300 mil que receberam o auxílio-emergencial. As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.
Uma auditoria realizada pelo TCU indica que quase 11 mil postulantes a cargos de vereadores e prefeitos foram beneficiados com os seiscentos reais.
O cruzamento de dados aponta ainda que, desse total, 1.320 candidatos milionários conseguiram o benefício destinado às famílias de baixa renda.
À Rádio Bandeirantes, o ministro do TCU, Bruno Dantas, se disse indignado com as pessoas que pretendem governar municípios e ‘roubam’ dinheiro dos mais pobres.
No início da pandemia, o patrimônio não era um dos critérios exigidos para receber o auxílio emergencial, mas a falha foi corrigida.
Uma medida provisória determinou que para continuar recebendo o benefício até dezembro é necessário ter declaração de bens inferior a R$ 300 mil.
Bruno Dantas afirma que os dados do TCU apontam irregularidades envolvendo os candidatos; por isso, pretende divulgar o nome de todos antes das eleições.
O plenário do TCU também recomendou ao Ministério da Cidadania que revise os benefícios e indique as providências a serem adotadas diante das irregularidades.
Da Redação, com Rádio Bandeirantes