A candidata Thabatta Pimenta (PSOL) foi eleita a primeira vereadora travesti da história de Natal neste domingo (6), com 7.085 votos. Ela figurou entre as seis candidaturas mais votadas para a Câmara Municipal de Natal, ficando atrás de nomes como Robson Carvalho (União Brasil), Eriko Jácome (PP), Daniel Valença (PT), Irapoã (Republicanos) e Daniel Rendall (Republicanos).
Thabatta já tem uma trajetória de pioneirismo. Em 2020, foi eleita a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte pelo município de Carnaúba dos Dantas, com 5,38% dos votos, quando disputou pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Apesar de uma tentativa anterior sem sucesso em 2016, quando obteve 320 votos, sua trajetória política ganhou força, e em 2022, concorreu ao cargo de deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), obtendo 40.533 votos, mas não se elegeu.
“A mulher mais votada de Natal é uma travesti”, celebrou Thabatta nas redes sociais, após o resultado das eleições municipais de 2024. Emocionada, ela foi recebida com carinho e apoio nas redes sociais, onde seus seguidores comemoraram a conquista. “Merecido”, comentou um internauta. “Chega de preconceito”, celebrou outro.
Quem é Thabatta Pimenta?
Travesti e ativista, Thabatta Pimenta tem como principais bandeiras a luta pela causa das mulheres trans e de outras minorias sociais. Em suas redes sociais, ela se define como uma “mulher atípica” e destaca seu papel como defensora de direitos sociais. Em agosto deste ano, ao oficializar sua candidatura, Thabatta afirmou: “Natal é uma cidade de muitas faces, e queremos todas elas representadas no Legislativo Municipal. Venho do interior, como uma parcela significativa da população natalense, que veio para a cidade grande e aqui ajudou na construção do território e da identidade local.”
Sua vitória representa um marco histórico para a cidade de Natal e para a comunidade LGBTQIA+, reforçando a importância da representatividade na política local.