O município de Tibau, no Rio Grande do Norte, possui mais domicílios que moradores. O mesmo acontece em outras 17 cidades brasileiras. As informações são do Censo Demográfico 2022, divulgadas nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No município potiguar, há pouco mais de 5.400 habitantes para 5.700 domicílios.
Cada coordenada geográfica registrada pelo Censo corresponde a um endereço visitado pelos agentes responsáveis pelo recenseamento, que pode ser um domicílio ou estabelecimento comercial, religioso, de saúde ou educação, por exemplo.
Ao comparar os dados de população, coletados em 31 de julho de 2022, é possível verificar onde há mais domicílios do que habitantes. A maioria dos casos concentram-se em cidades turísticas como Ilha Comprida (SP), Matinhos (PR), Ilha de Itamaracá (PE), Mangaratiba (RJ) e Saubara (BA).
O estado do Rio Grande do Sul possui 7 dos 18 municípios nessa condição, a maioria no litoral norte. A cidade de Arroio do Sal, por exemplo, tem 1,7 residência por pessoa. Outras cidades gaúchas aparecem no ranking, como Xangri-Lá, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul.