Trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (05). A decisão coletiva foi tomada em Assembleia da categoria, coordenada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN).
Segundo nota divulgada pelo SINAI, é cobrado da gestão da governadora Fátima Bezerra a realização de um concurso público para preencher o quadro de servidores. De acordo com o sindicato, embora tenha assinado um acordo em outubro de 2019, o Governo não diz quando vai realizar o certame. Apenas indica que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que em breve será assinado com o Ministério Público de Contas (MPC) vai incluir a nossa categoria.
O sindicato disse ainda que o Detran está com os salários defasados, apesar de a arrecadação do Estado ter aumentado em mais de 48% entre 2019 e 2022, mais de 20% acima da inflação, segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE).