O secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti e o presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN, Auricélio Costa, participaram, nesta segunda-feira (5), de uma videoconferência com os secretários de recursos hídricos dos estados do CE, PB e PE, e suas respectivas equipes técnicas, para tratar das negociações sobre a operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
O titular da Semarh explica que objetivo desses encontros, que vêm acontecendo entre os estados receptores, é discutir o contrato que será assinado com o Governo Federal. “Estamos tratando dos detalhes relacionados aos custos envolvidos com a operação e manutenção do projeto. Nossa intenção é que a União entre como o quinto ente responsável pelo custo dessa operação”, disse João.
Aqui no RN, a previsão de chegada das águas é para o final de 2021, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Vale ressaltar que a União atendeu o pleito do RN para um período de teste, sem custo para o Estado, durante três anos, depois que a água chegar pela bacia do rio Piranha-açu” ressalta o secretário.
Outra reivindicação da Governadora Fátima Bezerra é que o Ramal do Apodi (Trecho IV do PISF) seja incluído na LOA 2021 e nas LOAs subsequentes até que haja a conclusão da obra. Vale Ressaltar, que o Governo do RN, por meio da Semarh, já encaminhou uma nota técnica ao MDR caracterizando e detalhando a importância da obra para a região, tanto do ponto de vista de abastecimento humano, como de desenvolvimento econômico.
Uma próxima reunião ficou marcada para o final do mês para discutir a elaboração de uma proposta para redução de custos de energia.