O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) começou nesta segunda-feira (22) a enviar mensagens personalizadas via WhatsApp para os eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica. A previsão é que sejam disparadas cerca de 3.600 mensagens por dia, de segunda a sexta-feira, ao longo de dois meses.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia, o sistema desenvolvido por um servidor do TRE-AC cruza os dados do cadastro eleitoral com a localização dos eleitores. “Esse sistema mapeia onde estão essas pessoas e envia mensagens personalizadas, indicando a situação do título e o cartório eleitoral de cada município”, explicou.
Atualmente, cerca de 145 mil eleitores no estado ainda não coletaram suas digitais. A presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo, destacou que a maioria é de pessoas que se alistaram durante a pandemia, quando o procedimento estava suspenso.
O tribunal alerta que a mensagem não terá links, nem solicitará dados ou pagamentos. Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com a zona eleitoral.
O cadastro eleitoral ficará aberto para alterações até 6 de maio de 2026. Embora a biometria não seja obrigatória para votar, a desembargadora Lourdes Azevêdo lembra que o recurso agiliza a identificação na urna e será especialmente útil em 2026, quando a eleição terá seis cargos em disputa.
A coleta biométrica é feita apenas de forma presencial, no cartório eleitoral do município onde o eleitor vota, e pode ser realizada durante o alistamento, revisão de dados ou transferência de domicílio.