O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) deu início, nesta segunda-feira (14), à preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno das Eleições Municipais 2024 nas cinco zonas eleitorais de Natal. O processo está sendo realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e deve seguir até o dia 18 de outubro, quando a preparação será concluída.
Neste processo é realizada a geração de mídias, uma cerimônia pública na qual as urnas eletrônicas são carregadas com os dados necessários para o funcionamento durante o segundo turno. Este procedimento conta com a presença de representantes de partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, garantindo transparência e controle sobre as informações inseridas nos equipamentos.
Como funciona a preparação das urnas?
O processo de preparação das urnas eletrônicas inclui três tipos de mídias:
- Mídia de carga: contém os dados da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e os candidatos que concorrem no pleito.
- Mídia de votação: preparada para armazenar os votos durante a votação.
- Mídia de resultado de votação: gravará o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, sendo enviada para a totalização.
As urnas recebem a mídia de carga, que insere os dados necessários para o funcionamento das urnas. Em seguida, as urnas são configuradas com as mídias de votação e de resultado da votação, e passam por testes para garantir o pleno funcionamento dos componentes. Após os testes, as urnas são lacradas e preparadas para o dia da votação.
Segundo turno em Natal
[AO VIVO] Eleições 2024: Debate na Band dos Candidatos à Prefeitura de Natal (2º Turno)
O segundo turno da eleição para prefeito de Natal acontece no dia 27 de outubro, disputado por Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT). No primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, Freire recebeu 171.146 votos (44,08% dos votos válidos), enquanto Natália obteve 110.483 votos (28,45%).
As eleições em segundo turno são realizadas em cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.