O turismo internacional no Rio Grande do Norte teve um desempenho notável no início de 2025. De janeiro a abril, o estado recebeu 35,4 mil turistas estrangeiros, número que já supera o total registrado nos oito primeiros meses de 2024, quando foram 35 mil visitantes. O crescimento é de 54,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado — um avanço acima da média nacional, que foi de 51%, segundo dados da Embratur.
As informações são da plataforma ForwardKeys e foram analisadas pelo setor de inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
Entre os países que mais enviam turistas ao estado, a Argentina se destaca com um aumento expressivo de 128,4%. Só nos quatro primeiros meses deste ano, quase 21 mil argentinos desembarcaram no estado, impulsionados principalmente pela inauguração de um voo direto entre Natal e o Aeroparque de Buenos Aires, com três frequências semanais.
Para a governadora Fátima Bezerra, os números refletem a imagem positiva que o estado vem consolidando. “Somos hoje um dos estados mais seguros do país e isso, somado a um investimento constante em infraestrutura, como a recuperação de estradas que interiorizam nosso turismo, e ao trabalho estratégico da Emprotur, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, atribui os bons resultados à ampliação da conectividade aérea e ao uso estratégico de dados de mercado. “Aumentamos o investimento em promoção internacional e participamos dos maiores eventos globais do setor. Também temos atuado fortemente na capacitação de operadores e agentes de viagem, o que contribui para o fortalecimento da imagem do RN como um destino sustentável e competitivo”, ressaltou.
A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, destacou o papel da interiorização do turismo. “Somos mais que sol e mar. Temos serras, cavernas, tradição, cultura e uma gastronomia deliciosa. A divulgação desse potencial tem impacto direto na geração de empregos e na movimentação da economia local”, pontuou.
Além da Argentina, outros mercados emissores apresentaram crescimento expressivo no primeiro quadrimestre de 2025 em comparação com os oito primeiros meses de 2024: Portugal (10%), Chile (17%), Itália (19,7%), Espanha (26%), França (9,6%) e Estados Unidos (3,5%).
Os dados reforçam a posição do Rio Grande do Norte como um dos destinos mais promissores do turismo internacional no Brasil em 2025.