O setor de turismo no Rio Grande do Norte (RN) demonstrou um desempenho robusto em novembro de 2025, crescendo o dobro da média brasileira e sustentando a alta do setor de serviços no estado. De acordo com a análise do Instituto Fecomércio RN (IFC), o turismo potiguar mantém um ritmo forte, com alta de 5,1% no acumulado do ano, em linha com a média brasileira do segmento (+5,0%).
Destaque na economia estadual
O crescimento do turismo foi determinante para a retomada do setor de serviços no estado, que registrou alta de 0,5% em novembro na comparação anual. No acumulado de 2025, a receita de Serviços no RN apresenta crescimento de 3,5%, superando o desempenho médio nacional, que foi de 2,7%. Este resultado coloca o Rio Grande do Norte como o terceiro melhor do Nordeste.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, avalia que o movimento reforça a importância do setor turístico para a dinâmica econômica do estado. “O turismo tem se consolidado como um dos principais pilares do setor de serviços no Rio Grande do Norte, com impacto direto sobre atividades que geram emprego e movimentam a economia em diferentes regiões do estado”, concluiu Queiroz.
Fatores de crescimento
Os resultados positivos são atribuídos a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento econômico no Brasil, a adição de voos extras, o aumento do turismo internacional e o feriadão registrado entre os dias 20 e 23 de novembro. As atividades de alimentação, alojamento, agenciamento turístico, transportes e lazer foram as que mais refletiram o melhor desempenho do turismo, impulsionando a economia estadual.
















