Um estudo feito com 40 pacientes mostra que a vacina produzida pela farmacêutica americana Moderna contra a covid-19 provocou reações leves ou moderadas em idosos. O teste com pessoas da terceira idade ocorreu após a empresa já ter comprovado a segurança entre os participantes de 18 a 55 anos. As reações mais comuns foram: dor de cabeça, fadiga, mialgia, calafrios e dor no local da injeção.
Os sintomas ocorreram principalmente após a segunda imunização e surgiram no dia da vacinação ou um dia depois. Já a vacina de dose única do laboratório Johnson & Johnson contra a covid apresentou resultados positivos.
A farmacêutica divulgou as conclusões das fases 1 e 2 de testes em cerca de 800 voluntários. A imunização induziu a produção de anticorpos em 98% dos participantes 1 mês após a aplicação.
Os resultados positivos abrem caminho para a terceira e última etapa de testes em cerca de 60 mil voluntários – incluindo 7 mil no Brasil A infectologista Denise Garret detalha o estudo e diz que a vantagem dessa vacina é ser em dose única.
Ontem, o Brasil registrou 863 mortes por coronavírus, elevando para quase 145 mil o total de óbitos no país. Os casos confirmados da doença somam 4,7 milhões.
Da Redação, com Rádio Bandeirantes