A temporada 2024 da Fórmula 1 começa no dia 29 de fevereiro, com os primeiros treinos livre do Grande Prêmio do Bahrein. Antes disso, o circuito em Sakhir recebe os testes de pré-temporada entre 21 e 23 de fevereiro.
Mas quem gosta de Fórmula 1 sabe que o ano começa antes, nos lançamentos dos carros de cada equipe. É hora de ver novidades aerodinâmicas e mudanças de cores nos modelos em relação aos anos anteriores.
Até aqui, três equipes já anunciaram as datas de apresentação de seus carros. A primeira foi a Ferrari, que exibirá o bólido de 2024 – provisoriamente chamado de projeto 676 – em 13 de fevereiro.
Depois, vieram Kick Sauber e Williams, cujas apresentações acontecem em 5 de fevereiro. As outras sete equipes ainda não divulgaram datas.
Calendário de apresentações
5 de fevereiro: Williams FW46
Depois do sétimo lugar no Mundial de construtores em 2023, a Williams quer manter o ritmo competitivo em 2024 – se possível, pontuando com mais regularidade.
5 de fevereiro: Kick Sauber C44
Encerrada a parceria com a Alfa Romeo, a Sauber voltará a competir com o próprio nome até 2026, quando será parceira da Audi no grid. Para as temporadas 2024 e 2025, levará o nome da patrocinadora Kick.com nos chassis.
13 de fevereiro: Ferrari 676
A Ferrari ainda não divulgou o nome oficial do carro para 2024. Mas, por enquanto, o sucessor do SF-23 vem sendo chamado pela equipe de Projeto 676.
A definir: Red Bull RB20
Com 21 vitórias em 22 corridas na temporada 2023, a Red Bull trabalha para contar com um carro igualmente competitivo. Deve ser o carro a ser batido ao longo do ano.
A definir: Mercedes W15
Com uma vitória em 2022 e nenhuma em 2023, a Mercedes sofre para fazer frente à Red Bull desde a adoção do atual regulamento. O W15 é a nova tentativa do time para responder aos fracos resultados do W13 e do W14.
A definir: McLaren
A McLaren ainda não divulgou o nome que dará ao carro da temporada 2024. A expectativa no time é manter os bons desempenhos da segunda metade do campeonato de 2023 – ou, se possível, melhorá-los.
A definir: Aston Martin AMR 24
O time britânico começou 2023 brigando por pódios, mas perdeu desempenho no decorrer do ano, e só esboçou uma reação nas últimas corridas. O modelo AMR24 pode marcar o adeus de Fernando Alonso, que tem contrato apenas até o fim de 2024.
A definir: Alpine A524
Em 2023, a Alpine somou dois pódios. Ficou longe das primeiras colocadas, e não foi ameaçada pelas últimas classificadas do Mundial de construtores. Em 2024, é hora de começar a mostrar resultados da restruturação feitas nos bastidores.
A definir: AlphaTauri RB
Uma equipe que chega a 2024 cheia de incógnitas. A AlphaTauri anunciou que mudaria de nome ao fim de 2023, mas foi registrada no próximo campeonato como AlphaTauri RB. De quebra, é uma das escuderias que não divulgaram os nomes dos novos chassis.
A definir: Haas VF-24
A Haas foi lanterna da temporada 2023, mas com 12 pontos. Para 2024, o desafio do time norte-americano é entregar um carro com melhor ritmo de corrida, já que os desempenhos em classificações foram considerados satisfatórios no último ano.
Band