Toda a Espanha e outros países pela Europa enfrentam um apagão nesta segunda-feira (28). Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Itália também registraram queda de energia em cidades e capitais. Pelo menos 40 milhões de pessoas são afetadas pelo corte de energia no momento.
Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band, está em Portugal e relatou o caos em meio ao apagão. Segundo o jornalista, serviços essenciais estão funcionando parcialmente.
“Está tudo muito confuso, tem mais ou menos uma hora que a energia acabou, os moradores estão na rua, ainda muito em dúvida sobre tudo, o metrô está parado, os hospitais estão funcionando com gerador”, afirmou Mitre, ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.
Governos investigam ciberataque
Os governos de Portugal e da Espanha afirmam que investigam um ciberataque contra a concessionária de energia. Outra hipótese analisada é uma falha de conexão em toda a Península Ibérica.
As autoridades trabalham para restabelecer a energia elétrica. O continente não enfrenta nenhuma tempestade ou outro fenômeno climático. A imprensa portuguesa, citando fontes do governo, fala em problema na rede de distribuição de energia elétrica e precisaram desligar alguns transformadores para restaurar a energia.
Transporte aéreo e público foram afetados
Parte da rede de metrô de Portugal e Espanha foi fechada e evacuada, semáforos pararam de funcionar também pelo apagão. Alguns aeroportos e hospitais conseguem operar com auxílio de geradores.
Apagão afeta também Madrid Open
Os jogos entre Dimitrov e Feamley e Dzumhur e Arnaldi foram paralisados e todo o dia de torneio foi suspenso até a energia ser retomada. Por meio das redes sociais, os organizadores do Masters de Madri afirmaram que estão trabalhando para retomar os jogos “o mais breve possível”.
Sem energia nas quadras, o sistema de marcação de linhas, por meio do qual é definido se houve um ponto, caso a bola fique próxima às laterais do campo, não pode funcionar.
Fonte: Band Jornalismo.