Uma menina estudiosa e que adorava esportes, brutalmente assassinada. Maria fernanda, de apenas 12 anos, desapareceu na última quinta-feira (31) quando estava indo pra escola, no município de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal. A adolescente, que morava com a família no bairro Golandim, passou a manhã em um projeto social do bairro – onde participava de aulas de reforço e atividades esportivas. Depois ela voltou para casa.
“Ela simplesmente estava muito feliz e ela fez até uma dancinha pra mim. Ela tinha o cabelo bem cacheadinho, estava finalizando o cabelo e essa foi a última fez, assim, que eu vi ela por chamada de vídeo.” Explica a mãe de Maria Fernanda que não notou nada de estranho no último dia que viu a filha.
Logo depois, Maria Fernanda saiu em direção à Escola Municipal Genésio Cabral, onde estudava no turno da tarde. Imagens de circuito de segurança registraram esse momento. Segundo a polícia foi nesse trajeto, por volta das 12h30, que a jovem foi convencida a entrar em um carro – que teria saído com destino ao litoral sul. Maria Fernanda nunca mais foi vista.
Segundo a Polícia Civil, esse carro voltou duas horas depois, já sem Maria Fernanda. Ela foi morta nesse meio tempo – de acordo com o suspeito, por espancamento.
Sem saber que a menina já estava morta, a família passou cinco dias procurando por ela. Em meio a aflição, amigos e parentes fizeram protestos cobrando por justiça.
O suspeito de raptar e matar Maria Fernanda é esse homem, identificado como Alex Moreira da Silva, de 35 anos. Ele morou por muito tempo em uma rua paralela à da menina, e continuava frequentando o bairro, porque ainda tem familiares morando nas proximidades. A polícia acredita que Alex já estava tentando conquistar a confiança de Maria Fernanda há algum tempo e, na quinta-feira (31), conseguiu convencer a menina a entrar no carro dele.
Maria Fernanda foi levada para uma área de mata às margens da BR-101, na altura do município de Extremoz. O corpo dela foi encontrado na tarde desta segunda-feira (4) – quinto dia do desaparecimento – em uma cova rasa. O suspeito foi preso logo depois, na zona rural de São José de Mipibu – também na grande Natal. Segundo a Polícia Civil, o homem confessou o crime, ele teria estuprado a adolescente e logo depois a matou.
“Tudo indica que foi um aliciamento que ele ficava tentando ganhar a confiança da mesma até que na quinta-feira (31), ele conseguiu que ela entrasse no veículo dele. Pela dinâmica do evento indica que ela estava esperando, entrou rapidamente no carro às 12h30 e foram em direção a BR-101 no local que em pouco tempo teve um entrevero entre eles e ele confessa que teve a relação sexual e resolveu matá-la, porque ela teria reagido e não se conformou com a situação. Se a versão dele estiver de acordo com as provas e a princípio está, ele usou do espancamento a princípio. Agora questões de finalização se teve estrangulamento só a perícia do itep pode constatar tecnicamente.” Declara Márcio Lemos – delegado da DHPP em coletiva de imprensa.
Depois do crime, Alex continuou a vida normal. No domingo, após testemunhas relataram ter visto a adolescente entrando em um carro vermelho, o suspeito ateou fogo no veículo e se desfez do celular.
Alex moreira da silva é pedreiro, casado e pai de cinco filhos – sendo 4 meninas. Ele não tinha passagens pela polícia. Segundo o suspeito, esse seria o primeiro encontro com Maria Fernanda. Agora, ele vai responder pelos crimes de: estupro de vulnerável, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Amigos e familiares de maria fernanda cobram justiça pelo assassinato da jovem.