Um crime violento abalou o pequeno município de João Dias, no Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira (27). O prefeito Francisco Damião de Oliveira, de 38 anos, conhecido como Marcelo Oliveira, foi assassinado durante um evento político. O pai dele, Sandir Alves de Oliveira, de 58 anos, também foi morto no ataque.
Segundo informações da Polícia Civil, pelo menos oito criminosos chegaram ao local em dois carros e dispararam contra o prefeito, que foi atingido por pelo menos onze tiros no tórax, abdômen e pernas. Marcelo Oliveira chegou a ser socorrido e levado ao hospital em Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. Seu pai morreu no local.
Após o crime, um dos veículos utilizados pelos criminosos foi encontrado carbonizado na zona rural de João Dias. Em uma coletiva de imprensa, a Secretaria Estadual de Segurança Pública confirmou a prisão de 12 pessoas, incluindo dois suspeitos de participação direta no duplo homicídio e outras dez pessoas investigadas por formação de milícia privada. Entre os presos estão um dos irmãos do prefeito e três policiais militares, dois do Rio Grande do Norte e um do Ceará.
O grupo estava fortemente armado, com 13 armas apreendidas, incluindo fuzis e espingardas. De acordo com o delegado responsável pelo caso, a prisão dos suspeitos pode ter evitado um possível derramamento de sangue na cidade.
A vice-prefeita afastada e também candidata, Tamária Jacobi, do Republicanos, anunciou em nota que deixou a cidade e se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.