Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A publicação oficial da medida está prevista para esta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município (DOM). O tema foi debatido intensamente no plenário, com críticas de vereadores da oposição, como Brisa Bracchi (PT), Daniel Valença (PT) e Samanda Alves (PT).
A matéria teve sua tramitação acelerada após a aprovação do regime de urgência, aprovado por 20 votos favoráveis e 4 contrários, o que dispensou o rito tradicional de análise pelas comissões. A Comissão de Educação, representada por Samanda Alves, chegou a solicitar um pedido de vista, mas este foi rejeitado pela maioria dos parlamentares presentes. Em seguida, o projeto foi levado à votação e acabou sendo aprovado.
Responsável pela proposição, o vereador Subtenente Eliabe (PL) celebrou a decisão e criticou as ações da oposição para tentar barrar o avanço da proposta. “Hoje é um dia de glória. O ex-presidiário e ex-condenado Lula já recebeu título de cidadania natalense aqui. Não entendo qual é a justificativa para os vereadores da oposição apresentarem o pedido para protelar o processo. A oposição pode exercer o seu direito, mas querer se opor à prerrogativa de um vereador é realmente um absurdo”, afirmou.