A Polícia Militar prendeu, na noite desta segunda-feira (06), um caminhoneiro suspeito de embriaguez ao volante e também pelo crime de desacato a autoridade. Foi na região salineira do Rio Grande do Norte, após o motorista deixar o caminhão atravessado no meio de uma via de intenso tráfego de veículos pesados.
A ação se deu após a equipe policial ser acionada por um dos seguranças de uma das empresas do Polo Industrial de Guamaré, onde se denunciou que um homem, visivelmente embriagado, estaria numa carreta-tanque obstruindo a via.
O homem estacionou bloqueando parte da pista e a entrada da empresa, e se recusava a retirar o veículo.
Ao chegar no local, os policiais chamaram diversas vezes o homem, que dentro da carreta, não atendia aos militares, sendo necessário o uso da sirene para acordá-lo.
Ao acordar, o homem, com visíveis sinais de embriaguez e agressividade, recusou-se a retirar o veículo, colocando em risco a segurança de todos, uma vez que se trata de uma rota de grande fluxo de veículos pesados e materiais inflamáveis.
Os policiais insistiram no diálogo, explicando ao homem os perigos de se manter o veículo ali, mas o caminhoneiro continuava a se recusar a retirar o veículo.
Ao ser questionado se estava embriagado, o homem se aborreceu e começou a desacatar os policiais com palavras de baixo calão.
A ocorrência foi desenvolvida com muita cautela, pois os PMs não sabiam se o homem possuía alguma arma de fogo ou arma branca no veículo.
Foi necessário o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo e não letal, como spray de pimenta para que o indivíduo saísse do veículo.
Neste momento, o caminhoneiro aumentou a agressividade e começou a xingar os policiais. Em seguida, pegou o celular e começou a filmar com intuito de tentar intimidar a equipe. Foi quando houve a necessidade do uso da força para algemá-lo.
O suspeito foi conduzido à 5ªDRPC em Macau, onde foi autuado pelo crime de desacato (Art 331 do CPB), e permaneceu à disposição da Justiça.