O furacão Milton, com ventos que superam 230 km/h, se aproxima da Flórida e pode se tornar a pior tempestade a atingir o estado nos últimos 100 anos, segundo especialistas. O fenômeno deve tocar o solo nesta quarta-feira (8), entrando pela costa oeste, após se formar no Golfo do México.
Veja o vídeo:
Cidades como Tampa, Orlando e Jacksonville receberam ordens de evacuação do governo local. Milhões de moradores estão em alerta e enfrentam dificuldades para encontrar gasolina e vagas em hotéis fora da rota da tempestade.
O furacão, que inicialmente estava classificado como categoria 2, subiu para categoria 5 em apenas quatro horas, um salto descrito como “explosivo” pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA. Apesar de ter perdido um pouco da força, descendo para categoria 4, Milton continua com “alto potencial destrutivo”.
Quase 15 milhões de pessoas estão sob risco de inundações, agravadas pela recente passagem do furacão Helene, que causou mortes e destruição na Flórida há menos de duas semanas. Detritos de Helene ainda estão espalhados pelas cidades, o que pode aumentar os perigos causados por Milton.
O presidente Joe Biden fez um apelo para que as pessoas abandonem as áreas de risco, destacando a gravidade do fenômeno.
Helene, que atingiu o estado recentemente, resultou em 232 mortes, sendo o segundo furacão mais mortal nos EUA desde o ano 2000, atrás apenas do Katrina. O histórico de furacões devastadores nos EUA também inclui o Sandy (2012), o Ían (2022), e o Harvey (2017).