A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) anunciou, nesta segunda-feira (18), o afastamento preventivo dos policiais envolvidos na agressão a um paciente com deficiência no Hospital de Santana do Seridó, na região Seridó. A corporação informou ainda que foi instaurado um procedimento apuratório para investigar o caso.
Em nota, a PM destacou que “reitera seu compromisso institucional com a legalidade, a ética e o respeito aos direitos fundamentais, não compactuando com qualquer conduta que se desvie dos preceitos legais e dos valores que regem a atividade policial militar”.
O episódio ganhou grande repercussão após a divulgação, no último sábado (16), de um vídeo nas redes sociais. As imagens mostram um policial militar agredindo o jovem Zé Paulo, conhecido na cidade e diagnosticado com deficiência. No momento da abordagem, ele estava em surto e acompanhado da mãe, uma idosa.
A denúncia foi formalizada pela vereadora de Natal, Thabatta Pimenta (Psol), que relatou ter acionado a governadora Fátima Bezerra e o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, cobrando providências imediatas diante da gravidade da situação.